É de Dezáin — Concurso MTV - Marcelo D2
Da primeira vez que vi a veiculação do concurso pela tv, juro que fiquei com um pé atrás...
"Você, jovem criativo..." me parecia anúncio do serviço militar....
Agora, depois que recebi este email que transcrevo aqui, minhas suspeitas estão confirmadas....
Vale ler. Segue o texto:
Pessoal. Fiquem atentos aos regulamentos dos concursos que aparecem por aí.
O prêmio é um computador Mac que já saiu de linha e custa cerca de 2000 reais.
O grupo Abril é a dona da MTV e da gravadora em questão, e como eu tenho verificado em uma lista de ilustradores, a Abril e a Globo estão impondo condições bem leoninas nos contratos de ilustração como condição de pagamento. Tem ilustrador que está processando por coação.
Onde quero chegar? esses grupos estão criando um banco STOCK de ilustrações e estão comprando imagens com cessão integral, obrigando os ilustradores que querem publicar e receber ceder esses direitos.
Hoje já é possível comprar imagens que já foram publicadas na Superinteressante, Mundo Estranho...E o ilustrador não recebe nadica de nada. É um processo que todo fotógrafo conhece bem.
Como designers, isso pode ser desvantajoso, pois fotografia e ilustração são ferramentas de trabalho.
Voltando ao assunto: Esse concurso diz que no simples envio da peça gráfica,você cede TODOS os direitos patrimoniais sobre a peça, internacionalmente, e garante o organizador locar, vender e dispor a terceiros.Isso significa que se você não ganhar a carroça do computador e eles quiserem usar isso no próximo disco do D2 ou numa revista ou mesmo em uma embalagem, vai continuar não ganhando nada.
Por um custo mínimo, a empresa acumula obras para não precisar contratardesigners por anos.
Hoje, temos três opções quando se precisa de material fotográfico ouilustração:
a) Contratar profissionais, mas estão cada vez mais caros ou poucoexpecializados por causa da terceria opção abaixo.
b) Fazer você mesmo.
c) Comprar uma imagem Stock.
Cliente não quer pagar uma produção ou um ilustrador descente. Quase nunca temos ferramentas para uma produção eficiente (graças a Deus ainda temos imaginação).
Resta comprar uma imagem por 150 dólares em um banco stock, onde o o fotógrafo ou ilustrador não vão receber nada. Com esta prática, os colaboradores ficam com dois destinos: cobram mais caro para compensar a concorrência ou cobram mais barato para compensar a concorrência.
Fotógrafos preferem o primeiro destino, pois depende de equipamentos e equipes caras, e ilustradores preferem o segundo destino, nada investindo em cursos, técnicas e etc.O que vemos é uma queda da qualidade ou um "faça você mesmo".
Concursos são bons como alavancas, mas é necessário escolher os que são benignos e os que são nocivos.
90% deles usam da necessidade de portifólio do jovem profissional ou do "micreiro" para arrecadar serviços por preços irrisórios.
Concursos como esse da MTV ou da Camiseteria ou um que teve da VOLCOM tentam descaradamente comprar trabalhos pagando com exibição ou vaidade de se publicar em algo grande.
Concursos como o da MASISA ou da ALCOA são ótimos, pois respeitam os direitos patrimoniais de criação e realmente alavancam o designer.
Tenho muito material e textos sobre efeitos macro de concursos danosos na profissão.
Fonte: Eduardo de Sousa — Cafofo do Eduardo!— www.muglock.blogspot.com
____________________
____________________
Sobre o Concurso:
A MTV Brasil lançou o concurso "Marcelo D2 com a minha cara",que vai premiar com um computador portátil da marca Apple, modeloIbook 12' a melhor capa do CD promocional do disco "Meu Samba éassim" do cantor Marcelo D2. Os interessados devem enviar a artepelo site da MTV (www.mtv.com.br) ou pelo correio para o endereçoAvenida Professor Alfonso Bovero, 52, Sumaré, 01254-000, São Paulo,SP até o dia 5 de junho. A avaliação será feita por uma comissãojulgadora da MTV e os cinco melhores trabalhos serão submetidosà votação da audiência da MTV, através do site, selecionando ovencedor. Mais informações pelo site: www.mtv.com.br ou pelo telefone (11) 3874-3505 de segunda a sexta-feira das 11h00 às 18h00.
_______________
Agora, a reprodução da cláusula do regularmento que diz respeito à cessão dos direitos autorais:
4.1. Todas as artes recebidas, inclusive a escolhida como vencedora, não serão devolvidas aos autores após o término do concurso sendo que os participantes cedem, gratuitamente, os direitos patrimoniais de autor sobre as mesmas e declaram possuir a liberação dos direitos autorais de eventuais terceiros (se houver), tornando-se estas posse da MTV e Sony&BMG, que poderão utilizá-las como melhor lhe aprouver, inclusive cedê-las para terceiros, pelo que o vencedor, desde já, e para todos os efeitos legais, concorda, na forma do artigo 49 da Lei de Direitos Autorais(Lei 9.610/98).
_________________
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home